MARKETING POLÍTICO/ELEITORAL

Com um eleitorado cada vez mais politizado e exigente em meio às novas tecnologias e com o acesso à informação, e com uma Justiça Eleitoral cada dia mais rigorosa visando a equidade e transparência dos pleitos, as campanhas eleitorais estão se tornando mais acirradas e sendo decididas no detalhe. Sem planejamento, as chances de êxito se tornam mais remotas. A comunicação e a estratégia são imprescindíveis para aqueles que almejam algo maior na carreira.

Marketing Político pode ser definido como o conjunto de técnicas e ações que visa a estabelecer uma imagem favorável de candidatos a cargos eletivos e a políticos em geral, a partir da identificação e valorização de suas principais características. Para a consolidação desta imagem, a credibilidade é fundamental.

Em períodos de campanha eleitoral, o Marketing Político desdobra-se em Marketing Eleitoral. Ou seja, a montagem de uma estratégia de ação para o candidato-cliente, levando-se em conta aspectos como conjuntura político-econômica, pesquisas de opinião, perfil dos candidatos envolvidos na campanha, etc.

O Marketing Político-Eleitoral busca encontrar o que o público quer e o que o político pode oferecer, compatibilizando a demanda do eleitor com o discurso do candidato, preservando as suas principais características. A ideia é maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos por meio de um mapeamento geral que resultará num panorama de oportunidades e ameaças do candidato ou político.

Esse serviço da Tracker Consultoria vai desde o mapeamento do ambiente que cerca o candidato, da análise do cenário, do plano de ação, até a execução de todo o planejamento de campanha. Bem como a criação do gabinete de comunicação permanente entre o cliente e o seu público.

  • Briefing (Mapeamento interno e externo – pesquisas)
  • Estratégia (O que fazer?)
  • Plano de Ação (Como fazer?)
  • Comunicação
  • Coordenação geral


Autor: admin
Jornalista, Cientista Político, especialista em Marketing Político, consultor político ABCOP e sócio-fundador da Tracker Consultoria e Assessoria.