- 12/11/2014
- Publicado por: Jose Mauricio dos Santos
- Categoria: POLÍTICA NACIONAL
José Maurício dos Santos
Com Renan Calheiros (PMDB-AL) fora da disputa pela Presidência do Senado, pelo menos na teoria, os nomes que despontam como favoritos são o dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Eduardo Braga (PMDB-AM).
Braga larga na frente por ser mais afinado com o Planalto. Mas Luiz Henrique vem se destacando com articulador.
A aprovação pelo Senado de dois projetos de grande repercussão nos Estados e Municípios fortaleceu a liderança do senador. As negociações foram intermediadas pelo ex-governador catarinese junto ao governo federal por mais de um ano.
Na última semana, o gabinete de Luiz Henrique no Senado foi palco de uma grande negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos, empresários e técnicos, em torno do fim da “guerra fiscal” entre os estados, além de articular a aprovação, por unânimidade, do projeto de renegociação da dívida de Estados e Municípios, do qual era relator.
Potencial candidato, Vital do Rêgo (PMDB-PB) tem outros planos: Tribunal de Contas da União (TCU) ou Ministério da Integração Nacional.
Para o TCU, conta como ponto positivo para Vital o fato de o governo querer alguém de confiança ao lado de José Múcio Monteiro para tocar o caso da Petrobras. Para a Integração, pesa o fato de o PT sempre dar preferência a um parlamentar nordestino.
[…] A Tracker Consultoria antecipou a disputa entre Renan Calheiros e Luiz Henrique; Veja a análise […]