- 08/03/2019
- Publicado por: Jose Mauricio dos Santos
- Categoria: POLÍTICA LOCAL

O Backstage News é um produto diário da Tracker Consultoria que reúne os principais colunistas de política do DF com informações dos bastidores do Poder.
CORREIO BRAZILIENSE
Eixo Capital
Ana Maria Campos
Governo em preparação para os 100 dias
A pressão para apresentar resultados é grande entre os secretários do GDF. Na contagem regressiva para a comemoração dos 100 dias de governo, o chefe do Executivo, Ibaneis Rocha, quer resultados para apresentar à população. Ele fará uma nova reunião com todos os integrantes do primeiro escalão na semana que vem, provavelmente na quinta-feira. O emedebista pretende explorar o programa SOS DF, lançado nos primeiros dias de gestão, mas também vai exigir novidades em políticas públicas de cada área. Quem não mostrar resultados satisfatórios nos 100 primeiros dias ficará na corda bamba.
Juntos novamente
O ex-secretário de Comunicação do GDF Paulo Fona foi nomeado ontem assessor parlamentar da Liderança do PSB no Senado. Continuará trabalhando ao lado do ex-governador Rodrigo Rollemberg, que é servidor da Casa e também foi lotado na liderança socialista, depois de deixar o Palácio do Buriti.
Celebração à memória de Marielle Franco
Para homenagear Marielle Franco no primeiro aniversário de sua morte, o deputado Fábio Félix, do PSol, vai participar de uma série de atos em memória da vereadora assassinada no Rio de Janeiro. Os eventos serão na próxima quinta-feira. Às 12h, haverá distribuição de placas Rua Marielle Franco no Conic. Às 17h, haverá o lançamento de um livro sobre as UPPs, no Rio, tema da dissertação de mestrado de Marielle. E, às 19h, a Câmara Legislativa vai realizar uma sessão solene em memória da vereadora assassinada. A investigação do crime segue sem desfecho.
Siga o dinheiro
R$ 11.399.181,50. É o valor de licitação do GDF para a compra de materiais de proteção e segurança, como jalecos, capas de chuva, luvas, protetores auriculares e balaclavas.
Programa do DF como vitrine nacional
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu ontem o secretário de Juventude do DF, Leo Bijos, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB) e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Bittar. Durante o encontro, o grupo apresentou à ministra o programa Vira Vida, de atendimento a crianças e adolescentes do DF vítimas de violência sexual. A diretora do projeto, Cida Lima, também participou da reunião. Depois do encontro, Damares disse que quer “levar os bons exemplos para âmbito nacional”. Criado há mais de uma década, o Vira Vida atende cerca de 100 pessoas com cursos de qualificação oferecidos pelo Sesi e atendimento
médico e psicológico.
Laboratório de inovação
Leo Bijos conversou com a secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta, sobre projetos que podem ser desenvolvidos no DF com recursos do governo federal. Uma das ideias é trazer para o Sol Nascente, em Ceilândia, um laboratório de inovação, com projetos de qualificação e centro de convivência. “Podemos ter ideologias diferentes, mas temos que nos unir para interromper a tragédia social, moral e ética que atinge a juventude”, explicou Leo à coluna.
Inquérito eleitoral contra Robério remetido à primeira instância
Um inquérito instaurado em 2014 contra o distrital Robério Negreiros (PSD), a pedido do Ministério Público Federal, foi distribuído para a 17ª Zona Eleitoral, no Gama. A decisão é do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Waldir Leôncio Júnior. Houve declinação de competência e, com isso, o caso segue para a primeira instância. O inquérito apura a possível prática de corrupção eleitoral ativa, a partir de denúncias de que cabos eleitorais ligados a Robério teriam prometido a eleitores vagas de emprego na empresa de segurança do então candidato. A tentativa de compra de votos, segundo o MPF, teria ocorrido na Agrovila Engenho das Lajes.
METRÓPOLES
Janela Indiscreta
Caio Barbieri
Apesar de críticas, Delmasso mantém proposta de viagens pagas na CLDF
Mesmo incomodado com o fato de, segundo ele, terem “deturpado” a sua real intenção, o vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rodrigo Delmasso (PRB), decidiu manter a decisão de levar à Mesa Diretora a proposta de regulamentação de diárias e viagens pagas pela Casa aos deputados distritais.
A decisão foi reforçada à coluna nesta quinta-feira (7/3), um dia após o Metrópoles revelar a intenção da retomada do custeio de deslocamento dos mandatários para eventos fora do Distrito Federal.
Estão dizendo que quero criar um auxílio-viagem e não é nada disso. O que quero é regulamentar viagens de caráter oficial, exclusivamente a trabalho, para representar a Câmara Legislativa. Qualquer empresa do mundo paga as despesas de seus funcionários quando há viagem a trabalho. Quem não quiser, basta pagar do próprio bolso “, disse Rodrigo Delmasso (PRB), vice-presidente da CLDF.
De acordo com a proposta do representante do PRB, a autorização para qualquer deslocamento oficial deve ser requerida em prazo anterior à data da viagem, com justificativa e assinatura de autorização da maioria dos integrantes da Mesa Diretora, de acordo com a relevância da participação no evento. Segundo Delmasso, as participações em solenidades e eventos oficiais em outras localidades fazem parte das atribuições de um deputado eleito.
Colegas com mandato na Câmara atacaram a proposta de Delmasso. “Sou contrário a qualquer aumento de despesas na CLDF. Precisamos discutir formas de otimizar o nosso trabalho, reduzindo, e não aumentando os gastos”, disse Leandro Grass (Rede).
O vice-presidente chegou a pensar em desistir da ideia, mas preferiu manter a defesa do benefício. “A Câmara Legislativa é o único órgão do país que proíbe o pagamento de passagens e diárias quando estiver fora, obviamente, a serviço. Existem deputados que não têm condições de assumir esse custo, que é pelo exercício do mandato, não por passeio ou turismo “, reclamou Delmasso.
Projeto na CLDF prevê câmeras em uniformes e viaturas de polícias
Um projeto de lei apresentado na Câmara Legislativa determina a instalação, em viaturas e uniformes das forças de segurança e Defesa Civil do DF, de câmeras para filmar chamados e ocorrências das operações. Pelo texto, todas as “viaturas automotivas do GDF adquiridas após a publicação da lei deverão ter instaladas, pelo Poder Executivo, câmeras de vídeo e de áudio”, detalha.
A ideia é que todas as câmeras, com captação de áudio e vídeo, estejam conectadas ao “sistema de comunicação central dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Civil, para geração e transmissão de imagens e som em formato digital, além de ter capacidade para registrar toda a atividade diária”.
Segundo o presidente da Câmara Legislativa e autor da proposta, Rafael Prudente (MDB), a ferramenta, “extremamente efetiva”, já é adotada em outros países por ser importante para legitimar o trabalho das forças policiais. De acordo com o emedebista, a apresentação desse projeto significa “um passo crucial nesse momento de gravíssima crise de insegurança”.
Ainda conforme destacado pelo distrital, o projeto é necessário para proteger o bom policial ou para punir o mau. “Busca-se, pois, com esta lei, a partir da utilização das novas tecnologias de mídia, da troca de dados em tempo real, valorizar e premiar o bom policial, o funcionário público correto e diligente, e, por outro lado, proteger o cidadão, independentemente de sua classe social, cor, gênero, etnia ou orientação sexual, fazendo valer os seus direitos fundamentais”, assinalou Prudente na justificativa do projeto.
Embora tenha o empenho do número um do Poder Legislativo, a proposta deve sofrer resistência, em especial de integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que verifica a admissibilidade das propostas.
É que projetos de lei de autoria de deputados que geram ônus para o Poder Executivo são, tradicionalmente, enquadrados como inconstitucionais. Contudo, Prudente especifica que, para a aquisição das câmeras, “as despesas com a execução desta norma correrão por conta das
dotações orçamentárias específicas a serem alocadas na Lei Orçamentária Anual”.
BLOG DO FRED LIMA
Fona e Rollemberg: juntos na alegria e na tristeza
A ligação do ex-secretário de Comunicação, Paulo Fona, com o ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg, pode ser muito maior que os laços estreitos que o jornalista mantinha com o então governador Joaquim Roriz.
Fona foi nomeado na liderança do PSB do Senado, local onde Rodrigo trabalha desde que deixou o governo.
BLOG DO DONNY SILVA
Não caiu a ficha
Alguns deputados distritais ainda não mostraram serviço na CLDF. Aliás, não sabem até agora o que faz um parlamentar e por isso ficam atirando para todo lado atrás de holofotes, mas conteúdo mesmo, zero! Enquanto isso, arrotam soberba, ou seja: dificilmente serão reeleitos, assim como ocorreu com Lira, ex-deputado de um mandato só que ninguém mais se lembra mais dele.
Alírio no MDB
Ex-presidente da Câmara Legislativa do DF, ex-secretário de Justiça e delegado aposentado da Polícia Civil, Alírio Neto foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha e pelo presidente regional do MDB, Tadeu Filippelli, para ingressar as fileiras do partido. As conversas estão a mil e o anúncio oficial da filiação de Alírio e seu grupo político no MDB se dará nos próximos dias.
Vice-presidente da CLDF derrapa ao querer a volta de passagens e diárias bancadas com dinheiro público
Na contramão da opinião pública, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rodrigo Delmasso (PRB), quer a volta dos pagamentos de diárias e passagens para viagens de distritais. A medida que ele anunciou depende da aprovação dos outros colegas dele na Mesa Diretora. O grupo deve se reunir no próximo dia 20 para tratar do assunto.
Alguns deputados distritais continuam ignorando a opinião pública e acham que tudo podem fazer na Câmara Legislativa do DF, inclusive criar conta para o eleitor pagar. É mais um absurdo que se vê na caríssima CLDF, que produz muito pouco e que não ouve a população.
E fica a grande pergunta: Delmasso foi ingênuo ou foi usado pelos colegas ao propor a volta do pagamento de diários e passagens?
No DF, governo limita horário de funcionamento de bares e restaurantes em Águas Claras
Os bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de bebidas, quiosques e demais estabelecimentos de entretenimento noturno que comercializam ou não bebidas alcoólicas em Águas Claras terão o horário de funcionamento controlado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (7/3) e já está em vigor.
Os estabelecimentos podem funcionar de domingo a quinta-feira, das 8h à meia-noite; nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados o horário pode ser ampliado até as 2h do dia seguinte.
Para os bares e restaurantes, o uso de música mecânica ou ao vivo está permitido somente na área interna do local, que deve possuir isolamento acústico. Ficam expressamente proibidos em distribuidoras de bebidas atendimento e serviços em mesas, balcões e similares e a execução de som.
Ex-senador usa o Twitter para atacar Bolsonaro
Ex-governador e agora ex-senador, Cristovam Buarque resolveu atacar o presidente Jair Bolsonaro no Twitter, e já apanha feio, porque os internautas brasilienses não se esquecem do lado petista que ainda predomina o cérebro do ex-parlamentar. Cristovam deveria se recolher ou se mudar para Cuba, ao invés de ficar postando bobagens e inalações típicas de esquerdistas que perderam a boquinha.
Jaqueline Silva comemora ação preventiva em Oftalmologia no Hospital Regional de Santa Maria
A Secretaria de Saúde e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) realizam, nesta sexta-feira (8), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), uma ação educativa e preventiva em Oftalmologia, com a realização de testes e exames oftalmológicos. O evento ocorrerá em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em parceria com o Grupo Opty, formado pelo Hospital Oftalmológico HOB, Hospital de Olhos INOB e Hospital de Olhos do Gama (HOG).
A ação acontecerá das 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento será aberto à comunidade e aos servidores da unidade de saúde.Os pacientes identificados com baixa acuidade visual passarão por exame com o oftalmologista para detectar se a pessoa tem ou não catarata, recebendo orientações necessárias.
O volume de consultas para o exame com o oftalmologista será de 200 atendimentos, com distribuição de senha. O paciente com suspeita de alguma patologia receberá orientações.
Esta ação educativa tem o apoio da deputada distrital Jaqueline Silva (PTB), que têm se destacado na Câmara Legislativa do DF ao apresentar propostas ao GDF que beneficiam principalmente a população de Santa Maria. “A Secretaria de Saúde e o IGESDF nos ouviram e agradecemos a eles e ao nosso governador Ibaneis Rocha pela iniciativa de olhar com carinho para a nossa sofrida cidade. É o início de grandes e significativas melhorias para a saúde da população de nossa querida Santa Maria”, afirmou Jaqueline.
BLOG RÁDIO CORREDOR
Odir Ribeiro
Os distritais e a ‘festa do diabo’
A “festa do diabo” para crianças no carnaval do Riacho Fundo I causou pouca repercussão entre os deputados. Nem o Fábio Félix, do Direitos Humanos, nem Reginaldo Veras, professor, comentaram o assunto. Muitos menos Martins Machado, da igreja Universal.
Apenas o deputado Rodrigo Delmasso disse que acionará o Ministério Público.
É claro, as crianças não dão votos.