- 22/02/2019
- Publicado por: Jose Mauricio dos Santos
- Categoria: POLÍTICA LOCAL

O Backstage News é um produto diário da Tracker Consultoria que reúne os principais colunistas de política do DF com informações dos bastidores do Poder.
CORREIO BRAZILIENSE
Eixo Capital
Ana Maria Campos
Maioria da população aprova militarização das escolas
Pesquisa do Instituto Exata OP, a que o governo teve acesso, indica que a população, em grande maioria, é favorável ao modelo de gestão compartilhada das escolas públicas com a Polícia Militar. Segundo o levantamento, que ouviu 925 pessoas, em 11 e 12 de fevereiro, 84,9% são favoráveis ao modelo implantado em quatro unidades neste ano. Apenas 11,2% se disseram contrários e 3,9% não souberam responder. Na classe A, de maior poder aquisitivo, a aprovação chega a 95%. Na consulta sobre nível de conhecimento do projeto, 79,6% informaram que já sabiam da novidade neste ano letivo. Para o governo, o resultado da pesquisa indica que os críticos, até o momento, são uma minoria ruidosa.
Fim da Casa de Juscelino
Depois de 35 anos de funcionamento, a Casa de Juscelino, no Centro Histórico de Diamantina (MG), vai fechar as portas hoje. O monumento, onde o ex-presidente e fundador de Brasília viveu dos três aos 19 anos, guarda parte de sua memória. O presidente da entidade sem fins lucrativos, Serafim Jardim, explica que não há como manter o imóvel histórico por falta de recursos. Há atrasos no repasse de verbas pelo governo de Minas, e a entidade está impedida de firmar convênios, porque teve o nome bloqueado pela Secretaria de Cultura no Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais (Siafi). Amigo de JK, Serafim tem se desdobrado para manter o monumento, mas agora a situação está insustentável. Mais uma perda num país que trata com descaso a sua história.
Independência
O senador José Antônio Reguffe (Sem partido/DF) recebeu convite do advogado Paulo Roque para se filar ao Novo. Outra proposta partiu do senador Alvaro Dias (Pode/PR) para entrar no Podemos. Por ora, no entanto, ele tem preferido a independência de não se vincular a nenhuma legenda. Reguffe está sem filiação partidária há três anos, desde que deixou o PDT em fevereiro de 2016.
Mantida prisão de alvo da Operação Monopólio
O desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti negou liminar em habeas corpus para liberar da prisão o empresário Márcio Guimarães, preso preventivamente na semana passada na Operação Monopólio, da Cecor. Ele foi denunciado pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) como líder de uma organização criminosa que mantinha esquema de lavagem de dinheiro e corrupção nas administrações regionais com licitações direcionadas. O desembargador avaliou que a prisão é importante para garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal.
Mais agilidade
A deputada Paula Belmonte (PPS/DF) levou ontem ao Palácio do Buriti representantes de diferentes segmentos do setor produtivo com demandas para destravar a economia do DF. Na conversa, com o secretário da Casa Civil, Eumar Novacki, os empresários insistiram num ponto: a agilidade para liberação de alvarás.
Festa dos direitos humanos
O deputado Fábio Félix (PSol) prepara uma solenidade para lançamento da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, sob sua direção. O evento será na próxima segunda-feira, com a presença de parlamentares federais, como Marcelo Freixo (PSol/RJ).
Apagando o passado
A página relacionada à desocupação da orla foi desativada. O site orlalivre.df.gov.br, que era mantido pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), mostrava o processo de desobstrução, com imagens e vídeos. Hoje o endereço remete à página do GDF.
Contra a reforma
Na condição de presidente do PT/DF e pela trajetória no sindicalismo, a deputada Érika Kokay (PT/DF) deve ser uma das principais vozes contra a reforma da Previdência na Câmara. Ela tem batido muito nas mudanças propostas pelo governo de Jair Bolsonaro e será uma resistência. “Em um país onde pobres têm uma expectativa de vida menor, exigir 65 e 62 anos de idade, com 12 milhões de desempregados, após 40 anos de trabalho para ter 100% da aposentadoria, é uma crueldade. Exigir 70 anos para quem vive na extrema pobreza ter um benefício de um salário é desumano. Os ricos recorrerão à previdência privada, os pobres ficarão sem proteção social”, afirma a petista.
Só papos
“Que ‘nova previdência’ é essa que vem para ferrar os trabalhadores? Os idosos pobres só conseguirão usar a previdência para o auxílio-funeral. Canalhas”
Deputado distrital Chico Vigilante (PT)
“Legal é a sua previdência, né, Chico? Um mandato de deputado federal e já saiu aposentado pelo extinto IPC. Você dando uma de franciscano e ‘vigilante licenciado’ e na verdade está no rol dos marajás do serviço público”
Deputado Robério Negreiros (PSD)
JORNAL DE BRASÍLIA
Do Alto da Torre
Dando passe
O projeto do Governo do DF para reorganizar o acesso ao Passe Livre Estudantil (PLE) foi tema de uma comissão geral na Câmara Legislativa, ontem. Os principais atores da discussão compareceram. Estiveram lá representantes de movimentos estudantis, deputados de oposição e da situação, o presidente da Casa e aliado imediato do governador Ibaneis Rocha (MDB), Rafael Prudente (MDB), e o secretário de Transportes, Valter Casimiro, dentre outras figuras relacionadas.
Sem carimbo
Na chefia da comissão, João Cardoso (Avante), que, apesar de ser da base do governador Ibaneis, tem muitas dúvidas quanto ao projeto do Executivo. Lembrando que ele já havia votado contra o Buriti na época da expansão do modelo do Instituto Hospital de Base. De qualquer maneira, mesmo o aliado mais próximo do governador na Casa, Rafael Prudente, não esteve lá para defender com unhas e dentes a proposta. “Não estamos aqui para carimbar projeto do governo, estamos aqui para discutir”, avisou.
Ponto e contraponto
Coordenador do Movimento Passe Livre, Paíque Duques iniciou sua fala dizendo que “o governo tem uma noção errada de transporte, pois o passe livre é um direito e não um benefício”. Ele foi apoiado por deputados distritais presentes como Fábio Félix (PSOL), Leandro Grass (Rede) e Chico Vigilante (PT) e outros opositores ao projeto de Ibaneis. “Temos de desmistificar essa história que estudante frauda passe estudantil. Rico não anda de ‘busão’. Filho de rico tem carro, motorista para levar ele à faculdade”, disparou Vigilante, em seguida.
Conta não fecha
Outros representantes de movimentos estudantis e a deputada Júlia Lucy (Novo) também apontaram uma inconsistência no critério de restringir o acesso ao PLE por renda familiar. Eles exemplificaram que uma família com renda de quatro salários mínimos, e portanto acima da linha de corte, conforme a proposta do GDF, pode ter um único filho, e aí a condição desse estudante é uma. Mas uma família com os mesmos quatro salários mínimos de renda pode ter seis, dez filhos, e aí a necessidade para esses jovens de gratuidade no transporte seria a mesma de uma família que se encaixasse no critério pretendido pelo novo projeto.
Não é bem assim
O secretário Valter Casimiro foi praticamente a única voz dissonante na reunião. Ele revelou que morou em Sobradinho, usou transporte público para ir à faculdade privada que frequentou e, portanto, sabia das necessidades do cidadão candango. Contudo, ele defendeu que existem, sim, fraudes que comprometem o sistema e ainda sugeriu que o programa atende a mais gente do que deveria.
Salto numérico
“Em 2010, a utilização do Passe era de 40 mil usuários, isso com a mesma lei que vigora hoje e com a utilização pelas escolas particulares e públicas. Houve uma modificação de 40 mil para 300 mil. É uma distorção muito grande. Não acreditamos que tenhamos aumentado tanto assim o número de estudantes”, defendeu Casimiro. Ele ainda agrantiu que o dinheiro economizado com o subsídio do passe livre servirá para investimentos em outras áreas. A discussão ainda está longe de acabar, mas o governo quer enviar uma versão definitiva do projeto à Câmara logo, logo.
Carnaval mais animado
As vendas do comércio pa ra o Carnaval – nos dias 3, 4 e 5 de março – devem subir 4% este ano no Distrito Federal, acima dos 3% de 2018. É que os juros e a inflação caíram, o que aumenta o poder de compra do consumidor. A procura por fantasias e adereços em lojas entra na reta final. Os cartões de crédito devem responder por 95% do faturamento do comércio. As fantasias infantis são as mais vendidas, principalmente de heróis de filmes e da televisão. Este ano devem deixar o DF no carnaval 180 mil pessoas contra 310 mil do carnaval passado. “As aulas já começaram e elas retêm muitas famílias em Brasília”, explica o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro
Lojas abertas
Pelo segundo ano consecutivo, o comércio funcionará no domingo de carnaval. E alguns shoppings terão matinês com bailes a partir das 14h. “Abrir o comércio no domingo de carnaval é uma experiência que deu certo ano passado e certamente ocorrerá o mesmo este ano”, disse Edson de Castro.
Terra nostra
A deputada federal Paula Belmonte (PPS) foi convidada a fazer parte do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, que defende os direitos dos cidadãos brasileiros no país europeu. “É importante que tenhamos um grupo com canal direto com a Câmara dos Deputados da Itália e a embaixada italiana no Brasil, para que possamos defender o direito dos descendentes de italianos de obter a cidadania”, destacou a parlamentar, que também é ítalo-brasileira.
Déjà-vu
O Centro de Inteligência do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) prestou apoio ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) para deflagrar, ontem, a Operação Show de Horrores (é esse o nome mesmo). Entre os nove mandados de prisão executados, houve a prisão de João de Deus! Calma, não é o médium tarado, mas o ex-prefeito da cidade, homônimo ao guru assediador.
BLOG RISCOS E TENDÊNCIAS
José Maurício dos Santos
Ibaneis deve privatizar CEB e Caesb
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), admitiu a possibilidade de privatizar a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Segundo o governador, elas tem um peso negativo para o Orçamento do estado.
Débito bilionário
As duas companhias têm uma dívida juntas que acumula cerca de R$ 2,5 bilhões. A CEB com R$ 1 bilhão e a Caesb com 1,5 bilhão.
Projeto no forno
Já existe uma equipe trabalhando no texto que deve ser enviado à Câmara Legislativa do DF (CLDF), em breve.
Capital aberto
A ideia inicial de Ibaneis é vender parte das ações e deixar o estado como acionista majoritário para tratar apenas de questões de estado.
BRB
O Banco Regional de Brasília (BRB) ainda não faz parte do pacote de privatizações do novo governo, o que significa que as desestatizações não devem para por aí.
BLOG DO FRED LIMA
Washington Mesquita na Subsecretaria do Idoso do DF
O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou nesta quinta-feira (21) a nomeação do ex-distrital Washington Mesquita (PTB) como subsecretário da Subsecretaria do Idoso, vinculada à Secretaria de Justiça. De acordo com Washington, a subpasta pode ser em breve transformada em secretaria. “Acredito que após o ajuste do orçamento, a subsecretaria será transformada em secretaria efetiva. Tudo depende da vontade do governador”, afirmou o novo subsecretário.
Ex-deputado durante a legislatura 2011-2015, Mesquita não conseguiu voltar à Câmara Legislativa do DF nos dois últimos pleitos, mas mantém bastante influência em Taguatinga-DF, cidade onde se encontra a famosa Paróquia São Pedro, do padre Moacir Anastácio. Washington é membro da coordenação-geral da Semana de Pentecostes há 22 anos, evento que reúne três milhões de pessoas. “Brasília tem em torno de 700 mil idosos. Por este motivo, com o aval do governador, iremos trabalhar para tornar a subpasta em uma secretaria”, concluiu o ex-distrital.
BLOG DO DONNY SILVA
Braço direito de Celina Leão vai gerir gabinete na Câmara Federal
Independente da agenda, Celina e Giselle, circulam pelo setor produtivo e em agendas diversas no DF. Na foto, acompanhadas da Eda Coutinho, diretora geral do IESB, no almoço do Lide Brasília.
Em seu terceiro mandato, pela primeira vez no Congresso Nacional, a deputada federal pelo Distrito Federal, Celina Leão (PP/DF), contará com uma servidora de carreira na chefia de gabinete, para sua atuação na 56ª Legislatura (2019-2023).
Servidora de Carreira do Governo do Distrito Federal – GDF, Giselle Ferreira, que já é de confiança da parlamentar, continuará na chefia de gabinete da deputada.
“São quase 20 anos no serviço público. Uma vida de dedicação! Sigo para esfera federal, junto com Celina, em mais um desafio”, conta a professora de carreira, Giselle.
Giselle é pós-graduada em Política e Representação Parlamentar. Esteve requisitada para o Legislativo local, há 12 anos. Com um perfil técnico e político, já foi assessora parlamentar e faz parte do time da Leoa.
BLOG RÁDIO CORREDOR
Odir Ribeiro
Leila esquentou audiência
Corria tranquila a audiência com a ministra de Direitos Humanos no Senado Federal, Damares Alves, até a intervenção da senadora Leila do Vôlei, quer dizer, Barros (PSB/DF).
A parlamentar questionou sobre se a ministra seria ministra ou pastora e se as bandeiras relacionadas às mulheres e LGBTI teriam o tratamento devido por ela.
No meio da pergunta, surgiram vozes no meio dos presentes citando sua atuação pré-senado.
Nem todos ouviram, mas pela alteração de humor e resposta da senadora, a representatividade dela foi colocada em xeque.
Ao que ela rebateu “que entrou pela porta da frente como todos os parlamentares presentes” e que representou sim, como jogadora, os brasileiros, Brasil afora.
Depois disso, a reunião voltou à calmaria de antes. E, em tempo, a senadora ficou satisfeita com a resposta da ministra.
A cara dos distritais
Em audiência pública nesta quinta-feira (21) na Câmara Legislativa para tratar do passe-estudantil, um recado foi dado aos deputados distritais que votarem a favor da proposta: os rostos de todos os parlamentares favoráveis estarão estampados nas escolas do DF.
Seria tipo como tiro ao alvo.
Agora é a vez da PMDF
Depois de anunciar o reajuste para a Polícia Civil, o governador Ibaneis Rocha sinaliza recomposição salarial par a Polícia Militar do Distrito Federal.
De acordo com informação do Metropóles, o GDF quer incorporar o valor do auxílio-moradia à remuneração. Essa proposta, para quem não lembra, foi anunciada por Ibaneis na campanha.
Atualmente o pagamento do benefício com recursos do Fundo Constitucional do DF FCDF é questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Ainda tem Corpo de Bombeiros, Saúde, Educação…
GDF, CLDF e a lista dos agradados
O governador Ibaneis Rocha começou a ter diálogo$ com os deputado$ distritai$.
Como foi anunciado ontem (21), e no próprio site do governo do Distrito Federal, uma reunião entre os dois poderes resultou em na concessão de R$ 43 milhões em emendas para agraciar os parlamentares novatos.
Entre esses novatos estão os deputados que foram, até o momento, contra todos os projetos do governo na CLDF.
Fábio Félix foi um dos novatos presentes. “Tem que manter o diálogo. Estamos ali [na CLDF] para atuar e legislar pela cidade. Independentemente do governo, viemos para manter esse diálogo sempre aberto. Ter emendas é bom. Ela pode fortalecer as políticas sociais, áreas importantes da política pública. Emenda parlamentar é importante”, afirmou.
Eis a lista dos agradados pelo Ibaneis com emendas – excluem-se dela, os reeleitos (*) -, que estavam presentes na reunião:
Rafael Prudente (MDB)*
Cláudio Abrantes (PDT)*
Fábio Felix (PSOL)
Hermeto (MDB)
Arlete Sales (PT)
Chico Vigilante (PT)*
Leandro Grass (Rede)
Júlia Lucy (Novo)
Valdelino Barcelos (PP)
Telma Rufino (PROS)*
Reginaldo Veras (PDT)*
João Cardoso (Avante)
José Gomes (PSB)
Rodrigo Delmasso (PRB)*
Martins Machado (PRB)
CONECTADO AO PODER
Sandro Gianelli
Léo Bijos, Rogemberg Barbosa e Major Aguiar
Sábado (23) no Programa Conectado ao Poder estarão o Secretário da Juventude do DF, o Vereador Rogemberg Barbosa (PRB) e o Major Aguiar da PMDF. O Conectado ao Poder vai ao ar, todo sábado, ao vivo, das 7h às 9h da manhã, na 104,1 Metrópoles FM. Participe pelo WhatsApp (61) 98220-1041.